Retro-resenha: Bust-A-Groove

Por Lucas.

Antes, muito antes de você pirar o cabeção com games de música e ritmo como Guitar Hero e Rock Band, eu, pirralho ainda, freqüentava uma daquelas famosas “locadoras” de games “um real a hora”. Um belo dia vi alguém jogando um game estranho num tal de Playstation.

Desenvolvido pela Enix (agora Square-Enix, que infelizmente só quer saber de RPGs) e descrito pela Wikipédia como um “hibrido música/luta”, Bust-A-Groove (Bust-A-Move, no Japão) é um jogo de ritmo para um ou dois jogadores; simples e muito divertido.

Meu segundo contato com o jogo foi com um daqueles discos Demo que vinham com o modelo antigo do Playstation, na casa de um primo. Demos de Metal Gear Solid e Ridge Racer Type 4 me faziam a alegria, até rever aquele jogo estranho na lista de demos. Pus pra rodar e de cara tomei uma sova do Heat (só se podia jogar contra ele), mas achei a música legal e decidi continuar e tentar aprender. “Porra, aquele cara da locadora não errava uma, não pode ser tão difícil!” pensava eu. Insistentemente, consegui, por fim, vencer o jogo, mas mesmo assim continuei a jogar aquele demo, aquela mesma música naquele mesmo cenário… Então fui à locadora e joguei a versão completa do game. Novas músicas, enfim! Não conseguia parar, o troço era viciante.

Apesar de ter sido difícil aprender, o game era simples demais e incrivelmente óbvio: bastava seguir o ritmo e apertar os botões.

Funciona assim: a barra da esquerda abriga as seqüências de direções, e a da direita, um comando que finaliza a seqüência (com um X ou um Círculo, exceto na hora de soltar uma magia ou fugir) e que deve ser apertado em um momento específico da batida. Cada um tem a sua maneira de descobrir qual é esse momento. A maioria, quando começa, faz a sequência enquanto conta “um, dois, três”, finalizando-a no “quatro”; outros ouvem a música e apertam instintivamente conforme sua noção de ritmo. Eu prefiro contar as piscadas que a barra dá. A da esquerda, com as direções, pisca três vezes (esse é o tempo que se tem para fazer as seqüências). A quarta piscada é na da direita, e esse é o momento para se finalizar. O problema disso é que mal dá pra prestar atenção nos movimentos do personagem. =/

Por falar nisso, os gráficos dão mesmo um show e os movimentos dos bonecos são o seu principal trunfo: todos são capturados a partir de dançarinos reais, tendo cada um o seu próprio estilo de dança. Nessa galeria de dançarinos malucos dá pra rir com alguns, mas a grande maioria dança muuuuuito! Destaque para o Strike, para o Heat e para o Hiro; tenho inveja deles.😀

O orgasmo musical do game é atingido durante as danças solo, em que a câmera foca o personagem e voa ao seu redor, mostrando-o de todos os ângulos (inclusive de sob o chão!); danças que terminam em dois ou quatro passos, as solo são normalmente mais legais de se ver do que as duo, que ocorrem na maior parte do jogo.

Agora, o principal: as músicas. Bust-A-Groove tem seus momentos. Algumas se destacam, como as do estágio da Kitty-N, do Strike, do Heat, da Frida, da Pinky, do Robo-Z e do Gas-O; são viciantes. Na real, a única que me decepciona mesmo é a da Kelly (até a do Hamm, que já é chatinha, é melhor). Mas no geral, é uma trilha muito boa e todas as músicas são originais, o que hoje é raro num game do gênero.

Outro destaque fica por conta do chefe final: Robo-Z. Puta merda, é um robô gigante dançando no meio da cidade! Hahaha! Cômico demais. Além da música ser um espetáculo, como diria Caco Antibes.

Enfim, Bust-A-Groove é um game divertido e viciante. Recomendadíssimo para aqueles que gostam de música, dança e games de ritmo e pra quem, como eu, sonha em jogar Space Channel 5 no Wii. Depois de pegar o jeito, com um pouco de treino, você não vai conseguir parar. Recomendo e ainda desafio vocês: não é por nada, mas até hoje não vi ninguém me derrotar nisso aqui. =P

Aguardem a resenha da segunda versão. =D

(imagens capturadas por mim no emulador ePSXe)

40 respostas para Retro-resenha: Bust-A-Groove

  1. Sardo disse:

    A tempos sabia jogar. Mas depois de tanto tempo, peguei o controle e levei uma surra. Não é desaprender, e sim enferrujar. Tenho vontade de jogar denovo. Apesar da minha baixa agilidade e competência em apertar os botões certos, na hora certa. =P

    Muito bom esse jogo. Caramba.

  2. Youta disse:

    A gente jogou uma vez, mas acho que foi no teu DC, não?

    Demais😄

  3. Lucas disse:

    Tem certeza? o.O Não tem isso pra DC…

  4. Youta disse:

    Sei lá, eu lembro da gente jogando isso =D

  5. Lucas disse:

    Outro dia eu te mostro, ou te empresto, sei lá. Tu tem emulador de PsOne, não?😄

  6. Kbum disse:

    “… como eu, sonha em jogar Space Channel 5 no Wii”

    tá. valeu a indireta!
    HAHAHA

    Pior q eu nunca joguei essa joça!!
    E tudo mundo fala q eu iria gostar pra cacete.
    gostei deste review, já que nunca fui muito atras de informações a respeito.
    Bem… meu vicio ultimamente para em ouendan jogado em DS alheios😛

    falando em jogos de dança, vc já jogou Dança dos Famosos pra Wii?
    Simmmm Domingão do Faustão!! xD
    Cara, aquilo é DDR de pobre com maracas, jogado de forma bizarra
    (depois dessa descrição, fica obvio o pq de eu não fazer reviews)

    Mas enfim, recomendo. Ainda mais se vc tiver dois wiimotes com nunchuck.

  7. Eddie disse:

    Nossa, cara eu nunca peguei o jeito desse jogo, só apanhei. xD

    Mas que é divertido é.

  8. Acho esse tipo de game é muito legal.

    era bom jogar games de dança com o tapetinho. ultimamente os games musicais estão limitados a guitar hero e rock band… o que é uma pena

    Como?

    Alguém aí disse Rock´n´roll Racing?

  9. Coelho Cido disse:

    É que você não me enfrentou no Bust-A-Groove rapaz!
    Eis um cachorro véio de Bust 1 e 2 ahhahahahaha
    Um dia te enfrento e te derrubo! =P
    Esse jogo é foda eu ainda tenho as duas versões comigo. Quando tenho tempo, eu jogo no meu PSOne!
    Abraz!

  10. Thales alessandro disse:

    bem meu nome é Thales e sou um dos fãns dos dois jogos seguidos, para mimeste jogo é super divertido e muito interativo. as músicas do primeiro são mais legais , porém mais dificeis de se jogar, jah o do 2 é muito mais divertido , as competições e em questão de pontos também , mas definitivamente o 2 não deixou a desejar ( apesar de ser um jogo antigo para 2008, onde ja temos até o PS3) com tudo aconcelho a todo aquele que gosta de dançar ouy até aprecia a dança e musica!

    obs: quem quiser jogar contra mim é só me encontrar no orkt ( thallys the british brazilian) ou por comunidade ( eu torço para a Inglaterra) blz? fui!!

  11. jadson disse:

    olá, eu sou jadson e me concidero um dos maiores fãs de bust a groove e desafio qualquer um para uma partida neste jogo 1 ou 2 pois tive bastante tempo para treinar porque eu trabalho numa locadora é claro e já fiz até campionato, cara foi muito legal…
    então se quiserem desafiar o Deus do groovetron me procurem nas comunidades do orkut

  12. Twister disse:

    aeee…

    num eh por nada naum maiiss…

    o ultimo chefe num eh o robo…eh o panda XD…

    tem quee dar FEVER TIME em todos os adversários pra poder jogar contra ele…

    ee soh pra desbancar o kra quee tah se sentindo…

    eu do FEVER TIME ateh no PANDA ;)…

  13. Luke disse:

    O panda? No 1? oO’

  14. KanashimiTenshi disse:

    Não tem o PANDER (é assim que escreve –‘) no 1. Somente no 2.

    Enfim, eu tenho o 1, o 2 eo 3 , e amo de paixão. Meu jogo predileto. Personagem preferida ? Shorty

    Personagem preferido ? McLoad^^’ (jacaré bixa kkkk)

  15. jadson disse:

    Eu dou fever time em qualquer um.

  16. Yashiro disse:

    Po ..
    o Fever ..
    eh Facil..
    de dar no PANDER>>><<
    + facil q isso e ganhar de
    Comet

  17. Andresa disse:

    Esse jogo é viciante demais. O Bust A Groove 2 é melhor que o primeiro, tanto em gráficos quanto em jogabilidade e as músicas. Os personagens também são mais legais.

    A Kitty-n OWNA! =D

  18. Lucas disse:

    Siim! Sem dúvida! =D

  19. johnson disse:

    alguem sabe onde eu posso encontrar esse jogo????
    pq eu tenho o bust a groove 2 eu quero muito o 1
    so que eu perdi o meu…

  20. Bruno disse:

    galera esse jogo e massa de mais!!😄. jogo ele desde que tinha uns 7 anos!
    nao tem igual a esse se tratando de jogo de dança!!
    esse e o melhor!!

  21. paulo robson disse:

    eu no começo não sabia jogar muito bem esse jogo, mas depois de uma surras percebi que era so ter ritmo, e foi so isso pra conseguir jogar o jogo perfeitamente! mas tem um porem, eu nunca consegui ganhar do meu primo, ele é um expert em jogar o bust a groove, ele não errava uma so sequencia “invrivel”, eu sempre perdia, mas ate hoje tento ganhar nem que seja uma so vez!! ele jogava com todos!!mas mesmo assim é muito contagiante jogar o bust a groove ou bust a move( as duas edições )mas quero desafiar esse lucas, pra ver quem joga melhor!! fuiiiiiiiii

  22. ianyk disse:

    mano tipo assim eu ..joguei esse jogo ten e tempo..e eu sou bom demais nele..numka perdi pra niguem ..ja joguei valendo e tudo q vcs pensarem..ms numka perde pra nihuem ,,ja tirei todos os peronagens secretos..Tbm..e eu quero desafiar qual quer um pra jogar..Mas eu teno q pega a manha..denovo por q tem tempo q eu não jogo ja..mas se eu joga uns 30 minutos ja pego as manhas tudo ..mas quero estala no pc mas não sei nenhum saite q tenha pra baixa.os q eu achei e tudo estranho e não do conta.. ;/

  23. Arthur disse:

    Bust a Move 2 e 3 são os meus prediletooooooooooos FOREVEEEEEEEEEEEEEER! MELHORES JOGOS DE DANÇA *_* ADORO ADORO ADOROOOOOOOO!!! Sou tri-viciado nesse jogo!

    \o/

    Seria extremamente foda uma versão de ps3!

    Tenho dito…

    Personagens prediletos?

    Shorty, Kitty-N e Heat!

  24. lucas cantino o luqueta disse:

    xará sou de santos sp e voce ta desafiado para jogar bust a movie 1 e 2 so falta o console,pois os jogos tão aqui…se quiser me procure no orkut ou mande um email
    abraços e fique com DEUS

    • Arthur disse:

      Rapaz, moro no ES. Se eu fosse de SP poderiamos marcar uma jogatina sem problemas! =D
      tenta arranjar um console pra ti e jogue até morrer ;D

      • lucas cantino o luqueta disse:

        Mas se DEUS quiser agente joga mesmo com a distancia to juntando uma galera aqui em santos pra jogar e lembrar …pois o que a Enix fez com esse jogo no ps2 foi um verdadeiro crime

        abraços efica com DEUS

    • Rapha Miranda disse:

      Oie ! Eu desde pequena sou mt fã desse jogo! Até hj nunca encontrei nenhum outro fã, porém, hj do nd vim parar aki e bom … Vamos ao que interessa kkkk … Sou de litoral Sp tbm e se ainda tiver interesse eu desafio vc pra jogar qualquer dia desse u.u Enfim … Caso queira pode me add no face ou pode me mandar um e-mail (raphaelamiranda95hotmail.com)

      Tenha uma ótima semana😉

  25. eron disse:

    ja esiste buste a grove(de dança)na versao 3

    • Arthur disse:

      Se for Bust a Groove de PLAYSTATION 3 não existe.
      As versões que existe são Bust-A-Groove 1, Bust-A-Groove 2 e Dance Summit 2001

      Muitos consideram como Bust-A-Move 3.

  26. eron disse:

    eu gostaria de ter o bust a groove 1 de play1
    mas so tenho o 2 alguem sabe onde eu posso baxalo de uma forma graits free

  27. eron disse:

    como abrir a tela do robo z no bust a groove 1

  28. Jeanlincoln disse:

    Garanto a todos vocês.
    Ninguem me ganha nesse jogo.
    O 1 é mais facil do que o 2.
    Pois o 1 as setas são iguais e no 2 as setas mudam variando os personagens.
    E eron isso é um misterio pois nem no 2 eu consegui.
    Abri até a do pander(enka 1) e a do robo z nada.

  29. eron disse:

    acho que e no bust a groove 1 que e um misterio abrir a tela do robo-z
    pois no bust a groove 2 eu ja abrir a faze do robo-z(mas so da pra jogar nela se a matete 1 ou 2 estiver jogando com o robo-z)

  30. Silver Dark disse:

    é eu amo esse jogo, não pude não deixar de comentar eu tbm sou a melhor pelo bairro, ja fui desafiada e venci até. se eu não tivesse tão enferrujada eu te desafiava, mas acho que a distancia atrapalharia… ¬¬

  31. bust maniac disse:

    bando di newba!!!vcs nao sabem nem o que eh jogo d verdade!!!ke maneh nintendo wii console feio da porra!!bust a groove 1 e 2 eh um classico da enix!!!fui campeao 2vezes em um campeonato promivido pela revista playstation em 2003 e 2004!!!antes de fala mal do jogo aprendam a jogar sue merda!!

  32. Leandro disse:

    Cara boa tarde, já estou procurando esse jogo a quase 5 meses e não encontro para comprar, queria saber se você teria para vender ou indicaria um lugar que eu possa encontrá-lo. (Bust a Groove 2). sou grato pela atenção.
    Obrigado.

  33. Almir Sandro Silvestre disse:

    mano .. eu tenho o bust a move , o bust a groove 2 e o bust a groove remix (q saunm os mesmos sim, porém como diz o nome, ás musicas saunm cantadas de uma versaunm / cantores distintos) ..mas eu sou apaixonado .. tanto qfiz questaunm de comprar outro consóle e e até mesmo esperar à encomenda de um visor/leitor novo (pra naunm pular à música,q é à pior m… q acontece, aí tenm q recomeçar de qualquer forma). Agora eu tenho o play zerado, só esimplesmente prajogar esses jogos..e um outro q lançou antes desses aíainda..e q é legalzinho tbm, pois apesar d ser um pouco diferente, segue na mesma temática ‘diversãunm/animaçãunm’… mano é hip hop.. num sei o q.. eu vou ver se vejo láem casa..se possível..entrapelo meu orkute me add .. é : dj-big-m@hotmail.com.. pois quenm ama o bust a moove émeu amigo desde pequenininho ..ahh é.. eu achei seu artigo procurando uma parada q eu tinha antes numa revista, só q infelizmente eu perdi .. q era sobre ”combos secredos” dos personagens da primeira versaunm do bust a move, no qual fazendo no ‘solo’, apesar q era um tanto mais complicado.. vc disparáva no vital ..e era quase q inevitável à derrota ..cára..eu tô sem muito tempo, pois ainda naunm tirei o meu pc … mas espero q vc tenha essa parada pra nóis ‘dichavá’ na melhor jora .. e ver quenm manda ver nesse bagúi ..lôcoo ..mano fica com Deus .

    s´lve .. . nóis q tá

  34. Almir Sandro Silvestre disse:

    ahh é tbm ..ecomo saunm’burros’ ( pra naunm falarcois pior )..essescárasdaSony ..qnaunm investiraunm eu um jogo q teve duas versoestaunm maravilhosas para oseu primeiroconsóle ..enemse querno playdois e nem no play3 fizeraunm ..o qachei foi um talde BBOY ..masémówcomplicado ..apesarq eu amo HipHop ..enaunm falode hiphopmodinha..pois eu curto desde 95… naunm q eu sejeo ‘bãn’ da paráda..maseu curto osclássicos e alguns q sobreviveraunm..pucosné ..q naunm se venderaunm e tal ..massemmudar o fóco .. quenm quiser cóla nessacomunidadetbm .. atéaqueletempo ..oHipHoperaHipHop ..hoje..digamos..é ‘comercial’ ..móda..é imbaçado … .
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=54992185
    (manos e minas)

Deixe uma resposta

