Pay-Per-Mario

Pois é… enquanto nós, donos de desbloqueios vagabundos de Wii curtimos belos trabalhos da Nintendo como Metroid Prime, Zelda e Wii Sports, a famosa trava de Super Mario Galaxy continua dando o que falar.

Apesar de consumir games piratas, tenho que tirar o chapéu pra Nintendo pela atitude, porque além de ter virado o mundo dos modchips do Wii de cabeça pra baixo (embora eu tenha ouvido falar que isso já acontecia no PS2) acabou conseguindo mesmo o que queria, que era diminuir a pirataria em cima desse jogo que, pelo que parece, está para se consolidar como um dos melhores de todos os tempos. Por causa da trava, muita gente que queria o game acabou optando por esperar mais um pouco para poder jogar o original.

Outros, como eu, que não têm tanto dinheiro assim pra gastar num jogo original, ficam na merda. =X

Ok, não sei se é legal admitir assim, na cara dura, que uso piratas… Mas agora foi.

O principal motivo pelo qual resolvi escrever esse post é porque eu quero desabafar um pouco. Sabe, tenho medo do futuro.
Temos o Super Mario Galaxy com uma trava que já foi burlada e tals… quem tem um chip melhorzinho já conseguiu atualizar e tá jogando… mas e eu? Eu nem sei que chip é o meu, pra começar. Fiz o teste com algumas atualizações e nada… Só me resta a do Wiinja. Mas e se não for essa?!

Passei nas lojas de Joinville pedindo informações sobre a atualização dos desbloqueios… todos dizem que exige uma certa perícia técnica e que tem que reprogramar o chip… por uma bagatela de 50 reais. Puta merda, cinqüenta reais!
“É mais barato do que um jogo original”, certo… mas por games piratas se paga 12 reais… e não 62…

Se for só dessa vez, tudo bem, mas…

…supondo que minhas esperanças se tenham acabado e que eu resolva tentar isso. Ótimo, estarei jogando Mario Galaxy e na espera por Super Smash Bros. Brawl… pra pôr o disco no drive e descobrir que a Nintendo arranjou mais uma maneira de ele detectar o meu desbloqueio. Mais 62 reais. E Mario Kart? Nova maneira de detectar o chip; mais 62 reais…

Bem, eu vejo três soluções: ou vou torrando minha grana aos pouquinhos com cada atualização que tiver de fazer (pra cada game da Nintendo que sair?! puta merda!), ou torro mais num CycloWiz, ou torro mais ainda removendo o meu desbloqueio e comprando originais (o que seria o mais correto).

Bem, veremos… se conseguir alguma coisa, falo pra vocês e comento o jogo. =D

EDIT: hoje o Sardo trouxe seu Wii atualizado direto da assistência técnica para cá e pudemos finalmente testar o jogo! Putz, é mesmo bacana! Num primeiro momento, o que mais me impressionou mesmo foram as músicas; são todas orquestradas. Achei demais. Agora é esperar pra poder curtir com mais calma depois… ;D

9 respostas para Pay-Per-Mario

  1. Youta disse:

    Pois é, pirataria tá indo pro saco. At least for now.
    Uma coisa ruim da pirataria e anti-pirataria ao mesmo tempo é que:
    Para ter anti-pirataria, precisa de dinheiro. Isso deixa um jogo mais caro e quem compra original paga por isso. Mas é um preço a se pagar por um futuro com originais mais acessíveis.
    Ainda existem os que não valem à pena comprar original. Handhelds em geral são muito caros pra uma experiência não tão aprofundada.
    Imagina pagar 70 pau num jogo que vai durar umas poucas horas.

  2. gaiden disse:

    é… não creio que a pirataria vá pro saco… sempre existirão meios de burlar a “segurança”
    o único jeito de acabar com a pirataria é diminuir os impostos… o que deixaria os games MUITO mais baratos. =x
    enfim, o jeito é ir atualizando aos poucos T_T

  3. Sardo disse:

    Na verdade, vejo muita gente falando “comprar original pra melhorar o mercado nacional” mas vai lá e compra em site estrangeiro e importa tentando não pagar a taxa de importação. Tu ve alguma ajuda nisso? EU particularmente não.

    Mas o game, como tu viu, rodou no meu Wii e é lindo. Bah!

    (eu tinha comentado algo antes, mas pelo jeito enguliu meu post.. blé)

  4. Tsc, tsc. Pirataria nunca é plena, mata a alma e invenena. O Wii não é um console com tantos jogos assim para justificar usar modchips e ter toda essa dor de cabeça. Acho que vale a pena vocês economizarem uma grana e comprarem os jogos originais, que acaba sendo um modo pra falar pra Big N: Bom trabalho.

    hehe, mas eu entendo as dificuldade e não os culpo. É dificil mesmo.

    Mario Galaxy é um jogão, e assim que me mandarem pro trabalho uma versão do jogo eu posto algo no GoLuck. Abraços!

  5. diskchocolate disse:

    Concordo com o Lucas aí de cima xD

    Mas, eu não esquentaria com isso boltê: acho mto improvável q mtos jogos irão contar com travas parecidas no futuro. Mas eu esperaria algo do genero em Smash Bros Brawl, é mtooo provável q a Big N vá fazer algo do genero com sua outra franquia milionária.

    Mas ele lança ano que vem, arranja um bico no natal e compra original ano que vem xD Ou atualiza de novo… acho pouco provável q mtos jogos no decorrer de um ano irão ter travas parecidas… o.o

  6. Rodrigo disse:

    Sardo, voce disse que nao ve ajuda alguma em comprar originais em sites estrangeiros e similares. Ok, voce tem uma certa razao nisso. Mas isso nao justifica a compra dos piratas. Vamos ver… originais de fora nao ajudam, mas piratas atrapalham.

    Entre “nao ajudar” e atrapalhar, fico com a primeira opcao.

  7. Sardo disse:

    Nah, na verdade tu interpretou errado.
    Eu não falei que é prefirível pirata a comprar fora original.
    Só acho hipocrisia algumas pessoas comprar fora, sendo que a justificativa que elas apresentam é melhorar o mercado nacional. (E cara, tu vê MUITO disto)

    E te dou os parabéns porque tu é um que compra em portais nacionais e realmente quer melhoria nesse mercado.

    ^^

  8. diskchocolate disse:

    Blablabla, eu participo de uma meia dúzia de discussões do gênero, e melhorar o mercado nacional é um dos argumentos menos falados a favor dos originais. E quem diz isso provavelmente compra nacional, d’oh.

    E o Rodrigo compra em portais nacionais? Engraçado, não foi o que ele me falou da última vez que a gente se falou sobre o assunto… :p

    Se eu tivesse um XBOX 360, eu compraria pelo menos alguns jogos nacionais, já que os caras se deram ao trabalho de der uma distribuição oficial de qualidade por aqui.

    Agora, Nintendo e Sony?

    Se eu compro numa loja, é pq eu esperaria ter pelo menos o mesmo tratamento que os americanos quando problemas surgem. Vai ver quantas pessoas que compraram na Latamel conseguiram seus Wii Jackets :p

Deixe uma resposta

