Co-op mode!

Estavamos conversando, me and Chrono, sobre Lego Star Wars. Ele falando da experiência dele com o game para DS e eu comentando que acabara de me apossar do mesmo para o Wii.

Até que comentei que o do Wii, tem suporte para até 4 jogadores (não sei se é verídico, hehe), porém ainda não tive a oportunidade de conferir esse multiplayer (nem do game em si pra ser mais exato), e que esperava poder se deliciar com multiplayer co-op.

Co-op? Como assim?

Co-op, de co-operação ou cooperação, tem como descrição, segundo Wikipedia:

“Cooperação […] é uma relação de entreajuda entre indivíduos e/ou entidades, no sentido de alcançar objectivos comuns […]”

Ou seja, um game que me fizesse voltar no tempo dos grandes multiplayers, e fizesse chamar um(s) amigo(s) para tentar, digo tentar porque tinham uns que eram realmente difíceis, chegar ao final e
obter, como alguns dizem, o nirvana eletrônico.

Creio que são poucas as pessoas que preferem a cooperação a competição, e eu sou uma delas. Tá certo que pra tudo tem a hora certa, não vamos jogar co-op em 2 quando temos 8 pessoas na fila pra jogar, óbvio que a melhor opção seria, nesse caso, a competição.

Mas quando fazia uma jogatina com menos pessoas, optava sempre pelos games co-op. Battletoads, Tartarugas Ninjas (aquele que jogava inimigo na tela, hehe), Joe e Mac, aquele do Pato Donald e o Mickey que trocavam de roupas conforme as fases, Bomberman ou até mesmo Rock’n Roll Racing, que tu tinha como opção vencer em conjunto, ou só aniquilar com todos inclusive o player 2.

Putz, era divertido pra caramba. Mas que esse estilo de game, foi meio que deixado de lado hoje. São muito poucos os games com opção co-op. O último game recente que joguei em co-op foi Mortal Kombat Shaolin Monks (acho que é isso, ou mais ou menos isso heh) pro PS2 na casa de um amigo.

Talvez eu esteja desatualizado. Afinal, não tive um console da geração passada. Mas, creio eu que, um dos grandes responsáveis por essa mudança foram os FPS’s ou First Person Shooters. Embora os primeiros FPS’s que joguei (Heretic, Hexen…) vinham com padrão o modo co-op, e cara como era difícil. Putz!

Mas não acho ruim, afinal, acho que FPS’s são MUITO mais divertidos em competição. Quake III Arena no DreamCast que o diga.

Mas sinto falta de games que utilizavam o modo co-op como atrativo. Que permitiam que os personagens fazessem as mesmas coisas ou que tivessem habilidades diferenciadas mas que cada um ajudasse de alguma forma no desenrolar da história.

Hoje, vejo o Super Smash Bros Brawl, futuro grande título da Nintendo, e brilha meus olhos de saber que uma opção co-op estará lá disponível tanto online quanto offline. Espero que os jogos retornem com tal função que tanto me divertiu por anos.

 

11 respostas para Co-op mode!

  1. Lucas disse:

    Tudo a ver com o assunto sobre o qual o Youta escreveu no último post. Modo cooperativo é a alma do Beat’em up! HAHAHA =D

    Ele ressurgiu no Guitar Hero II também, mas tu não vai passando as fases com o amigo, que eu saiba.. apenas toca por brincadeira mesmo.. o.o’
    Bem, eu nao joguei todo o GHII pra falar.. mas acho que é isso u.u’

    O Mario Strikers que a gente sempre jogava na tua casa era bacana também! (25 x 0, HAHAHA =D)
    E parece que o Mario Galaxy também tem um modo cooperativo! Algo como “o segundo jogador ajuda a pegar estrelas apontando pra elas com o Wiimote” o.o”

    Por mais que pareça mentira, ele ainda existe! HAHAHAHAH

    Mas na maioria das vezes acho competição mais divertida. Especialmente com várias pessoas, como tu falou. xD
    Bomberman Onlineeeeee ;~

  2. Sardo disse:

    Bem lembrado. O GH III, ví uns amigos da minha namorada jogando, e um com o baixo e outro com guitarra estavam se divertindo pacas lá passando as fases.

    Existir existe, mas é pouco.

    Quanto ao Galaxy, não sei se o game se encaixa em um co-op já que o game é a la Sonic 2, que tu jogava com o Sonic e o player 2 podia controlar o Tails mas só pra ajudar, sem morrer nem nada.

    Ah, tu comentou dos Beat’em up, mas os games de navezinhas, Sonic Wings, Hikaruga, sempre utilizaram desse modo e se não tiver muitas pessoas pra jogar, são games recomendadíssimos.

  3. Eddie disse:

    Até onde eu saiba o GHIII tem um modo Career Co-op, eu não sei realmente pq não peguei o jogo ainda. o GHII tinha co-op como opção de multi-player e não como uma opção pra vencer o jogo

    Mas sim, acho que seria ótimo se tivessem mais jogos com co-ops, em geral acabam sendo muito divertidos, só no Shaolin Monks da pra rir pra caramba sem contar que com os dois personagens compartilhando a vida tem horas que fica foda pacas.

    Outro jogo do PS2 era um FPS o TimeSplitters Future Perfect que além dos modos multi-player que eram bem legais, tbm tem um co-op que tbm da pra se divertir pacas.

    O Destroy All Humans! 2 parece que tbm tem co-op, eu não cheguei a explorar direito pq fui direto pras missões exclusivas de 2-players com meu irmão.

    Foda que varios beat’em ups da geração de PS2 não tem co-op, Por exemplo God-Hand que se tivesse um co-op seria legal pacas.

  4. Youta disse:

    Realmente, co-ops são muito divertidos =D
    Os jogos dos últimos “Você Lembra” no Co-op são maravilhosos! Tirando o stress causado em Streets of Rage no caso do “Você me bateu! maldito! Vem cá pra eu te dar um soco também!”
    Mas jogos assim fazem falta demais, é triste, Quanto ao caso do Sonic, com o Tails ajudando, acho que era divertido pra caramba, porque o Tails fazia uma diferença enorme em vários casos, principalmente naquele chefão no ar.
    Tinha outro jogo que eu ia citar, mas esqueci totalmente qual é.

  5. Kbum disse:

    … e tb tem Street of rage! HA! hahahaha
    Ah sim.. eu sempre preferia ajudar os meus amiguinhos do que matar meus amguinhos – ate mesmo pq eles q me matavam primeiro -.-

  6. V8 disse:

    duke nuken 3d tinha um coop do caralho

  7. Joe e Mac realmente era incrivel. Mas não posso esquecer de citar também de tartarugas ninjas, que eu jogava nos arcades com aluns amigos. Bem louco também.

    Power Ranger de SNES também era divertido, o jogo era dificil pakas. Golden Aze eu tambem curtiajogar Co-Op. Refletindo um pouco sobre o Co-Op, ele era mto forte na época de 16-Bit mas depois desaparceu. Só foi voltar mesmo agora, com co-ops online e com o wii. Estranho, né?

  8. Arthas disse:

    cara.. o coop do doom era mto tesão também =D
    Mas é real, eu sinto falta disso também :~

  9. […] meu último post, comentei sobre o modo cooperativo e minha expectativa de um game que voltasse as origens e me […]

  10. […] um post (e que é bem antigo por sinal) do Station Square, me dei conta de algo que não tinha […]

  11. Mohamed disse:

    … nem me falem de jogos coop …

    á viram coop pra ps2 … só existem 3 jogaveis (disse bem jogaveis)
    o coop do gh3 é bem mais ou menos num é iterativo como os do snes …´
    lembram daqueles de fliperama também eram maior massa mesmo em 2d…

Deixe uma resposta

